4ª Expedição ao Montado, da Floresta até à nossa Casa


A 4ª Expedição ao Montado  , que sairá para a estrada a 19 de Abril, terá este ano o subtítulo “Da Floresta até à nossa casa” devido á introdução de um novo conceito em uma das paragens, a qual se deverá ainda tornar num dos pontos altos de todo o passeio.

A organização em conjunto com os seus parceiros está a preparar uma mostra de sabores do montado, que receberá o nome de “Mercado do montado” onde os participantes poderão experimentar os produtos regionais dos nossos parceiros, desde vinhos, doçaria, mel, enchidos, comida regional, e até cogumelos se o clima o permitir. Em estudo está ainda a presença de um grupo etnográfico que animará este momento.

Ao longo do dia iremos passar em iremos passar pelas explorações ou locais de onde os produtos são originários, e onde as condições o permitirem a caravana fará uma pequena paragem para ser feita uma breve apresentação.

Depois, a meio da tarde iremos parar num local nas margens do Rio Sorraia, onde as árvores da “borda-d’água” nos acolherão debaixo das suas sombras. Com uma vista privilegiada sobre a Vila de Coruche, os participantes terão aqui a oportunidade de recuperar forças depois da tirada que longa tirada que os trouxe até aqui, retemperando o corpo com as delícias do montado que foram vendo ao longo do dia, ao mesmo tempo que retemperam também a alma com o ambiente calmo e tranquilo próprio das margens do Sorraia.

Já que estamos a falar de boa comida e boa bebida, aproveitamos para “aguçar” o apetite no que diz respeito ao almoço, pois este será eventualmente o mais espetacular e tradicional de todos os que já foram servidos na “Expedição” e nos restantes eventos “Expedição ao Montado Series”. A expectativa é que consiga suplantar tudo quanto já foi feito anteriormente. Mas sobre isto falaremos em outra oportunidade, e com detalhe suficiente para deixar muito entusiasmado.

PROGRAMA – Foco na relação entre o Homem e os animais que cria no montado
A base do programa da 4ª Expedição ao Montado estará este ano ligada á atividade humana no montado e á criação de animais. Há muitos anos que os seres humanos e os seus animais coabitam neste ambiente, tendo criado em alguns casos relações de dependência muito ligadas.

Assim, o programa previsto, que poderá ainda sofrer alterações prevê a passagem em explorações com cavalos lusitanos, touros bravos, burros, caprinos, ovelhas e caso exista possibilidade será ainda realizada uma visita a um apiário.

O programa ainda permanece provisório, mas pode já ser consultada alguma informação no site oficial. Quando o mesmo passar a definitivo, a organização irá emitir informação sobre o mesmo.

SOBRE A 4ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO
A “Expedição” é um passeio de todo o terreno turístico e cultural de dificuldade baixa. Por isso, neste evento podem participar os óbvios veículos 4×4, mas também os mais modernos SUV, eventualmente até alguns SUV 4×2 e buggies de lazer. Permite ainda a participação de motos mas apenas as de Trail e Grande Trail, e desde que seja viaturas meramente de lazer. Quaisquer viaturas com características de competição são excluídas.

O passeio assenta num percurso na casa dos 170 quilómetros, onde acima de tudo se privilegia a facilidade de condução, com a navegação a ser feita com recurso a um roadbook e para quem quiser, também o track GPS.

O percurso de 2015 está desenhado na zona a nascente da Vila de Coruche, em zonas de fácil progressão. Caso o clima o permita, serão abertas alternativas off-road para os mais aventureiros.

A 4ª Expedição ao Montado, da  Floresta até à nossa Casa é organizada pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt

Expedição ao Montado
expedicaoaomontado@gmail.com


Mais info aqui..! Visite, marque o “Gosto/Like” no topo da página e divulgue-a junto da sua lista de amigos. Assim, enquanto procurarmos levar a sua informação mais longe e a um número maior de pessoas, poderá ver o seu “logo de perfil” aparecer, aleatoriamente, nas páginas principais do TTVerde..!

Informação e divulgação gratuita de eventos e actividades dentro do espírito TTVerdePT, conforme as nossas condições gerais de divulgação.  Rejeitamos a responsabilidade pelas informações e material gráfico disponibilizados por terceiros. Este site não se subordina aos novos acordos ortográficos, aos quais é indiferente, publicando os textos conforme as preferências dos seus autores.