Rallye du Valais (Suíça)

Renato Pita termina ERC e prepara novo ano

Piloto português terminou Rallye du Valais (Suíça) concluindo a participação no Campeonato Europeu de Rali.

Renato Pita, piloto português de Rali, terminou a última etapa do FIA European Rally Championship (ERC), com uma prova na Suíça. Entre os 47 pilotos, Renato Pita conquistou o 25º lugar na geral, na categoria de 2WD, numa prova marcada pelas condições climatéricas adversas.

A 8ª prova do Campeonato Europeu de Ralis, correspondente à 4ª participação do piloto português, terminou para Renato Pita com um resultado bastante positivo naquela que foi a primeira participação no Rallye du Valais, um dos mais exigentes de todo o cam-peonato e a maior prova de desportos motorizados na Suíça.

Renato Pita contou com o apoio de Jorge Henriques, que substituiu excecionalmente Hugo Magalhães devido a compromissos já agendados, ao volante do Peugeot 208 R2, da categoria 2WD, para disputar este final da temporada na Suíça. Neve, pisos escorre-gadios e percursos que atingiram os 1700 metros de altitude desafiaram todos os pilo-tos, registando-se vários acidentes e abandonos.

O primeiro dia de prova ficou marcado por um percalço na classificativa prejudicando a prestação da dupla portuguesa. A recuperação começou logo no dia seguinte ainda que sob condições adversas.

Esta foi a primeira vez que Renato Pita e Jorge Henriques participaram no Rallye du Valais estando ambos muito satisfeitos com o resultado final. Segundo o piloto, “apesar de todas as dificuldades sentidas, esta prova foi um enorme desafio e acabou por se tornar na minha prova preferida. Não posso deixar de agradecer à minha equipa de assistência, a PH Sport, e ao Jorge Henriques que sempre esteve do meu lado. Sem eles não teria sido possível! Estou muito satisfeito com o resultado final.”

Renato Pita dá assim por terminado o programa delineado para 2014, estando já em preparação para o próximo ano. “Decidi não participar no Rali da Córsega para ter mais tempo para iniciar a preparação do próximo ano, que começa já no início de janeiro. Vou fazer, em parceria com a PH Sport, uma série de testes, alguns em Portugal, e aproveitar também para testar o novo Peugeot 208 R5, para tirar algumas conclusões sobre uma possível participação no próximo ano aos comando deste carro”, afirma o piloto português.

Após o regresso a Portugal, que será feito, como habitual, de carro, Renato Pita inicia outra corrida desta vez às escolas de todo o país para apresentar o projeto Etapa segura, uma iniciativa de sensibilização rodoviária para crianças do 1º ciclo.

Fonte: Daniela Cerqueira

 

 

Mais info aqui..! Visite, marque o “Gosto/Like” no topo da página e divulgue-a junto da sua lista de amigos. Assim, enquanto procurarmos levar a sua informação mais longe e a um número maior de pessoas, poderá ver o seu “logo de perfil” aparecer, aleatoriamente, nas páginas principais do TTVerde..!

Informação e divulgação gratuita de eventos e actividades dentro do espírito TTVerdePT, conforme as nossas condições gerais de divulgação.  Rejeitamos a responsabilidade pelas informações e material gráfico disponibilizados por terceiros. Este site não se subordina aos novos acordos ortográficos, aos quais é indiferente, publicando os textos conforme as preferências dos seus autores.