Africa Eco Race 2013

Africa Race 2013 começa hoje – 27 de Dezembro a 9 de Janeiro


A piloto Elisabete Jacinto partiu hoje em direção a Almeria, Espanha, onde vai realizar as verificações técnicas e administrativas do Sonangol Africa Eco Race 2013. Hoje têm também início as verificações em França e será em Saint Cyprien que a maioria das equipas inscritas na competição fará os devidos controlos da prova.

As equipas portuguesas e espanholas fazem amanhã as verificações em Almeria. A organização da prova permite esta exceção para que os pilotos possam celebrar o Natal junto das suas famílias e não na estrada. A primeira etapa da grande maratona africana tem lugar no dia 29 de Dezembro já em solo marroquino.

A prova conta, este ano, com cerca de 100 inscritos e Elisabete Jacinto terá dificuldades acrescidas uma vez que vai competir contra algumas das melhores equipas de camião do mundo entre as quais se conta a equipa russa Kamaz, o checo Tomaz Tomecek, no seu competitivo Tatra, a equipa Holandesa Qualisport num protótipo Scania, entre outros.

No entanto, apesar da concorrência que terá que enfrentar neste Africa Race, Elisabete Jacinto quer chegar a um lugar de pódio dentro da sua categoria: “Esta prova vai ser difícil porque estão inscritos concorrentes e equipas muito competitivas. Todos eles são excelentes pilotos com camiões de bom nível. São concorrentes com muita experiência, à exceção do piloto da Kamaz que é dos mais jovens do rol de inscritos. A minha tática é apostar na fiabilidade e na qualidade de condução. Ou seja, tenho que ter uma condução certinha sem cometer nenhum erro”, refere a piloto do Team Oleoban/ MAN Portugal.

 

O Africa Eco Race 2013 vai pisar as pistas de Marrocos, Mauritânia e Senegal. As etapas serão distribuídas ao longo de 13 dias e somam um total de 5796 quilómetros percorridos. O rali é constituído por 11 etapas que incluem pistas diversas que vão alternando entre os pisos de pedra, percursos de montanha e muitas passagens de areia. A corrida termina no dia 9 de Janeiro no mítico Lago Rosa em Dakar.

Anabela Martinho

 

Informação e divulgação gratuita de eventos e actividades dentro do espírito TTVerdePT, conforme as nossas condições gerais de divulgação.  Rejeitamos a responsabilidade pelas informações disponibilizadas por terceiros. Este site não se subordina aos novos acordos ortográficos, aos quais é indiferente, publicando os textos conforme as preferências dos seus autores.