Rali da Argentina

Nova dobradinha da Citroen na Argentina

 

Na frente do Rali da Argentina desde o meio da tarde de sexta-feira, as equipas da Citroen Total World Rally Team acabaram no final do rali, por conseguir uma retumbante vitória. Sébastien Loeb e Daniel Elena alcançaram a sétima vitória consecutiva na América do Sul (70a da carreira), terminando na frente dos seus companheiros de equipa Mikko Hirvonen e Jarmo Lehtinen. Esta dobradinha permitiu à equipa e aos pilotos fazerem o pleno de pontos para o Campeonato do Mundo de Ralis.

Depois de dois dias muito longos, o menu da terceira etapa do Rali da Argentina anunciava-se igualmente preenchido. Às 8 horas os pilotos arrancavam para a especial de Matadero/Ambul, a mais longa do Mundial de Ralis nos anos mais recentes. Percorridos em pouco menos de 40 minutos, os 65,74km não colocaram problemas de maior às duplas da Citroen Total World Rally Team, que arrancaram com pneus Michelin Latitude Cross.

A ronda prosseguia com duas clássicas da prova sul-americana, Mina Clavero/Giulio Cesare e El Condor/Copina. Ligeiramente mais rápido que Sébastien Loeb, Mikko Hirvonen reduziu a diferença para apenas dois décimos de segundo após a 1 5â classificativa. “Isto não vai mudar nada”, assegurava o finlandês no regresso à assistência na Villa Carlos Paz. “Eu não procurei de todo ser mais rápido, mas gerimos os pneus de maneira diferente e é isso que explica esta redução do tempo. Estou concentrado na Power Stage. Vou poupar verdadeiramente os pneus, para poder atacar nos últimos quatro quilómetros”.

“Tudo correu bem para nós”, confirmava por seu lado Sébastien Loeb. “Não fizemos a melhor opção na escolha de pneus, mas acabou por não ter grandes consequências. A especial longa foi… verdadeiramente longa. Pensei que iria passar rapidamente, mas tive dificuldades em manter-me concentrado até ao final. A situação está sob controlo, vamos manter o ritmo até ao final”.

Como previsto, Mikko perdeu um punhado de segundos nas duas especiais que antecederam a Power Stage, que decorreu nos últimos quilómetros da mítica classificativa de El Condor. Aí o finlandês atacou e conseguiu a segunda marca, o que lhe garantiu dois pontos de bónus para o Mundial de Pilotos. “Este resultado é perfeito para a equipa e os 20 pontos conseguidos este fim-de-semana permitem-me regressar ao terceiro lugar do campeonato”, afirmou Mikko. “Estou igualmente satisfeito com o ritmo que imprimi até meio do dia de sábado. Continuam os meus progressos na adaptação ao DS3 WRC e espero poder discutir os próximos ralis”!

Vencedor pela 70s vez na sua carreira, Sébastien Loeb saboreou igualmente o sétimo triunfo na Argentina. “É bom regressar as vitórias depois de termos ficado em branco em Portugal. Tudo correu verdadeiramente bem este fim-de-semana, mesmo se as primeiras especiais não nos foram favoráveis. Mantivémos a calma e conseguimos depois ficar com o controlo da corrida. Gosto do Rali da Argentina porque me corre bem e porque as especiais são sempre magníficas. É sempre uma alegria ganhar aqui”.

“Com mais de 500 quilómetros cronometrados, este rali foi um verdadeiro desafio para as mecânicas. Os nossos DS3 WRC fizeram 5h34m de especiais sem conhecerem qualquer problema mecânico e este desempenho dá todo o crédito aos homens da Citroèn Racing”, sublinhou Yves Matton, director da equipa. “Depois de não termos somado pontos em Portugal, fizemos o pleno aqui, o que é, naturalmente, uma boa operação para o Campeonato do Mundo. Felicitei as duas equipas, que souberam ser rápidas quando era necessário e controlar quando pedimos. Foi um fim-de-semana perfeito, que foi acompanhado por várias acções promocionais colocadas de pé pela Citroèn Argentina. A maneira como a filial explora todos os anos o envolvimento da marca no Mundial de Ralis é notável”.

Classificação Final (provisória)
1 S. Loeb / D. Elena Citroèn DS3 WRC 5h34m38,8s
2 M. Hirvonen / J. Lehtinen Citroèn DS3 WRC + 15.2s
3 M. Ostberg / J. Andersson Ford Fiesta RS WRC +3m10.4s
4 M. Prokop / M. Hruza Ford Fiesta RS WRC +9m45.3s
5 T. Neuville / N. Gilsoul Citroèn DS3 WRC + 11m17.6s
6 P. Solberg / C. Patterson Ford Fiesta RS WRC + 1 2m02.2s
7 S. Ogier / J. Ingrassia Skoda Fabia S2000 + 1 2m25.3s
8 E. Novikov/ D. Giraudet Ford Fiesta RS WRC +21m10.2s
9 N. Al-Attiyah / G. Bernacchini Citroèn DS3 WRC +28m22.6s
10 O. Tanak / K. Sikk Ford Fiesta RS WRC +37m1 9.5s

Classificação Mundial Pilotos
1° Sébastien Loèb, 91 pts; 2° P. Solberg, 73; 3° Mikko Hirvonen, 70; 4° M. Ostberg, 68; 5° E. Novikov, 43; (…); 8° N. Al-Attiyah, 23; (…); 12° T. Neuville, 14; (…).

Classificação Mundial Construtores
1° Citroèn Total World Rally Team, 151 pts; 2° Ford WRT, 1 06; 3° M-Sport Ford WRT, 81; 4° Qatar World Rally Team, 37; 5° Citroèn Júnior WRT, 30; (…).

 


Informação e divulgação gratuita de eventos e actividades dentro do espírito  TTVerdePT.  Declinamos qualquer responsabilidade referente a elementos publicados e que nos sejam disponibilizado por terceiros.
Este site também não se subordina aos novos acordos ortográficos, aos quais é indiferente..