Ferrari Challenge Europa


Filipe Barreiros e Francisco Guedes estiveram em bom plano durante as sessões de Treinos Livres e Cronometrados que se disputaram em Monza. A dupla do Ferrari 458 Itália da AF Corse, conseguiu um lugar na nona linha da grelha de partida a primeira corrida e obteve o quarto melhor tempo na segunda sessão de qualificação, que lhe garante um lugar na segunda linha da grelha para a segunda. Uma estreia auspiciosa na “catedral” italiana…

Nem tudo terá começado pelo melhor, nesta primeira deslocação a Monza para o início da Ferrari Challenge Europa – Copa Shell, já que alguns problemas no Ferrari 458 Itália, condicionaram o desempenho dos dois pilotos, tanto nos testes, como nas sessões de treinos livres.

Foi necessário acertar os travões e depois corrigir uma certa vibração sentida pelo Filipe Barreiros, no seu turno, mas o carro acabou por ficar mais eficaz e para a primeira qualificação, quase tudo estava resolvido. O primeiro a tentar a sua sorte foi Filipe Barreiros, que alcançou o 18° tempo absoluto, rodando de forma tranquila e consistente. No final, o piloto estava satisfeito com o seu desempenho:
Fiz uma qualificação tranquila, tentando não cometer erros e evitando lutas mais “concretas” para garantir um  tempo aceitável. Estou tranquilo e confiante nas capacidades da equipa e na competitividade do Ferrari, que tenho visto evoluir desde que chegámos. Apesar da posição na grelha fiz um tempo que considero bom. Afinal o décimo lugar está a pouco mais de um segundo. Vou tentar dar o meu melhor amanha, pois acho que vai ser uma corrida muito interessante e animada

 

Quanto a Francisco Guedes, as coisas também correram muito bem, nesta estreia no circuito de Monza. Tudo ainda é um pouco desconhecido, carro equipa e circuito, mas os acertos conseguidos depois dos treinos livres e da primeira qualificação em que participou Filipe Barreiros, parece terem dado os seus frutos e o piloto português alcançou um fantástico quarto tempo, que o coloca na segunda linha da grelha de partida, para a segunda corrida de amanhã.
Correu bem, mas ainda não foi a qualificação ideal. O carro está ainda longe de estar completamente equilibrado para o meu gosto, mas mesmo assim consegui um bom tempo. Ao longo da sessão, tentei ainda acertar melhor o set-up do Ferrari, pois estava a rodar com pneus novos. Forcei algumas travagens, tentei sair mais cedo ou mais tarde das curvas, mas o tempo estava feito, pelo que, fiquei na segunda linha. À minha frente ficaram apenas três pilotos que não dividem a condução do carro com ninguém, pelo que também fizeram a qualificação da manhã, o que é uma vantagem; Mas cá estaremos para a tentar anular.”

A Ferrari Challenge Europa prossegue amanhã com duas corridas de 30 minutos, marcadas para as 12h20m e as 17h20m. Na primeira alinhará Filipe Barreiros -linha – e na segunda vai estar aos comandos do Ferrari 458 Itália, Francisco Guedes – 2ª Linha.

Qualificação 1:

1° Di Amato, 1m52,222; 2° Stratta, 1m52,748; 3° Giannoni, 1m52,965s… 18° Filipe Barreiros, 1m54,004s. (25 classificados)

Qualificação 2:

1° Giannoni, 1m52,859s; 2° Basov, 1m52,986s; 3° Stratta, 1m52,079; 4° Francisco Guedes, 1m53,515 . (25 classificados)

 

 

Luis Caramelo


 


Informação e divulgação gratuita de eventos e actividades dentro do espírito  TTVerdePT.  Declinamos qualquer responsabilidade referente a elementos publicados e que nos sejam disponibilizado por terceiros.
Este site também não se subordina aos novos acordos ortográficos, aos quais é indiferente..