XII Sahara Aventura – 1ª Etapa

Etapa 1 – Ourzazate / Ourzazate



A XI edição do Sahara Aventura já começou. Em prova estão 14 equipas, oito equipas portuguesas e restantes seis espanholas. Cumpridas ontem as verificações técnicas e administrativas, a prova propriamente dita teve hoje início.

A primeira etapa, de um total de cinco, teve início e final a cerca de 29km de Ourzazate. Com as montanhas do Atlas a mostrarem-se em todo o seu esplendor, as equipas tinham pela frente uma característica etapa de montanha. Uma etapa difícil bastante traiçoeira e que viria a criar imensas dificuldades às equipas. Com as montanhas a gerarem autênticas barreiras entre os waypoints era necessários gerir bem as distâncias e não abusar da mecânica.

Diga-se de resto que apenas uma equipa – Proseries Desert Team – conseguiu chegar dentro do tempo de prova o que lhes viria a valer a liderança provisória da prova.
“Foi uma etapa muito bonita mas muito dura. O ponto de controlo fotográfico estava situado numa zona complicada que viria a marcar toda a estratégia. Tudo correu de feição e conseguimos terminar dentro do tempo limite mas foi muito difícil”, descrevia no final Hugo Pacheco, um dos condutores do team vencedor.

 


Não muito longe encontra-se a formação da Duomaquete/Paredecar, que apesar de ter feito os mesmos pontos da equipa vencedora, viria a chegar 2 minutos para lá do controlo horário recebendo por isso as respectivas penalizações (15 pontos por cada minuto).

A terceira posição surge a equipa espanhola da Survival 4×4 Zarco.

Entre as equipas portuguesas, a Movimar Pinhel 4×4 ficou-se pela 4 posição depois de terem sofrido uma pesada penalização por chegarem 27 minutos atrasos. As restantes equipas portuguesas não receberam qualquer ponto depois de terem ultrapassado o tempo limite da prova.

 

Quando ainda faltam disputar quatro jornadas, ainda nada está definido e ainda muita areia vai correr na classificação geral.

Classificação geral: 

 

  • 1º Proseries Desert Team, 850 pontos;
  • 2º Duomaquete/Paredecar, 820;
  • 3º Survival 4×4 Zarco, 630;
  • 4º Movimar Pinhel 4×4, 315;
  • 5º Territorio Bereber, 100;
  • 6º Eje Central 4×4, 35;
  • 7º by Reta, 25;
  • 8º Pocas, 0;
  • 9ºs Exact Aventura, Toyota Autos la Frontera, Terceira Automovel Clube 4×4, Unimos.net TT Team, Onzze, Terceira Açores, fora de tempo.

 

Fonte: Luís Almeida
(Revista 4X4)



Informação e divulgação gratuita de eventos e actividades dentro do espírito  TTVerdePT.  Declinamos qualquer responsabilidade referente a elementos publicados e que nos sejam disponibilizados por terceiros.