10º Raid TT Douro Superior em Visita

“10º Raid TT Douro Superior em Visita” Com organização da Sabor, Douro e Aventura para a Associação de Municípios do Douro Superior, o
"Raid TT – Douro Superior em Visita" contou este ano com a sua 10ª edição.

Entre o 30 de Abril a 3 de Maio mais de 100 participantes percorreram o Douro Vinhateiro, zona do Douro Superior por locais de excepcional beleza paisagística, pistas aliciantes que cruzaram os vales do Douro e seus afluentes, onde se realizaram paragens para visitar o património existente onde se inserem as Quintas do Douro, admirando paisagens, apreciando os vinhos, sentindo as gentes e apreciando a sua cultura.

{swfremote}http://ttverde.net/2009/_slide/32/425_AMDS-em-www.ttverde.pt.swf|415|305{/swfremote}
A aventura começou na quinta-feira com a recepção dos participantes no edifício da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães a que se seguiu um pequeno percurso nocturno até Pombal de Ansiães e um jantar de boas-vindas no Hotel Rural Flor do Monte.

“10º Raid TT Douro Superior em Visita”

Na sexta, o dia começou com a recepção aos participantes na Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, onde após a concentração, a derradeira etapa do passeio estava a começar, em direcção à Srª da Ribeira. O Castelo de Ansiães foi o local escolhido pela organização para a primeira paragem, um lugar fantástico e perdido no tempo, proporcionando a todos os participantes uma admirável paisagem. Houve uma pequena apresentação e visita ao local e degustaram um vinho do Porto e aperitivos antes de continuar caminho. Desceram e admiraram a paisagem do Vale do Douro, as vinhas em socalcos e finalmente chegaram à bela Srª da Ribeira junto ao rio, em frente ao Vesúvio, onde foi servido o almoço. Após a recuperação de energias, o percurso seguiu em direcção à Lousa, aldeia de Torre de Moncorvo, um trajecto marginal, com o contacto de perto com a água do rio para depois inflectir e começar a subir, ultrapassando curva após curva o desnível do Vale, as vinhas em socalcos a admirar este património que é da Humanidade o “Alto Douro Vinhateiro”.

“10º Raid TT Douro Superior em Visita”

Já depois de Lousa, e numa região planáltica, passagem pelas povoações de Castedo, Horta da Vilariça e em pleno Vale da Vilariça, veiga fértil e de águas minerais. Admiraram os campos, que nesta altura estão cheios de flores e terminaram em Torre de Moncorvo junto à Praça Principal e do seu imponente Chafariz Filipino. Depois de tirarem o “pó dos caminhos” os participantes chegados à Quinta de Vila Maior, os participantes foram presenteados com um delicioso jantar, acompanhado de animação por um grupo de música popular.

 

“10º Raid TT Douro Superior em Visita”


À noite foi hora de descansar, pois a aventura ainda não tinha terminado!!!

O sol da manhã de sábado recebeu os participantes em Torre de Moncorvo. Percurso que cruzou o Douro na Barragem do Pocinho, contornou a Quinta do Vale Meão, já na margem sul do rio, em direcção a Santo Amaro, Seixas e Freixo de Numão. Esta etapa terminou com o almoço na ACDR de Freixo de Numão. A seguir ao almoço visitaram a Estação Arqueológica do Prazo, onde foi feita uma apresentação e visita ao sítio, pelos guias da ACDR de Freixo de Numão. Depois desta visita o percurso seguiu em direcção ao Castelo de Numão, Monumento Nacional. Já na Rota da Gravuras Rupestres do Côa, pararam na Quinta de Ervamoira, para visitar o museu do sítio e efectuaram uma prova de Vinho do Porto. Esta etapa terminou na cidade das Gravuras, junto ao pelourinho para admirar a actuação do seu Rancho Folclórico, onde degustaram doces tradicionais, acompanhados de Vinho do Porto. O jantar foi em Torre de Moncorvo no Restaurante o Lagar. 

No Domingo de manhã deu-se a saída para uma prova de Orientação, no centro histórico da vila de Torre de Moncorvo.

Aproximava-se então o final, a passos largos!!!

Depois da prova, já se começava a avistar o almoço servido em Carviçais, no restaurante o Artur, os participantes receberam as merecidas lembranças e mais uma vez prometeram voltar!!!

“10º Raid TT Douro Superior em Visita”
Av. dos Combatentes da Grande Guerra – Edifício GAT
5160-217 Torre de Moncorvo

Telefone: +351 279 200 740
Fax: + 351 279 254 056


Informação e divulgação gratuita de
eventos e actividades dentro do espírito  TTVerdePT. 
Declinamos qualquer responsabilidade referente a elementos publicados e
que nos sejam disponibilizados por terceiros.