Rali da Tunísia – Helder Oliveira

Helder Oliveira desce para 2º lugar Depois de ontem ter vencido a etapa e passado para o comando da prova (Categoria T2), o piloto Helder Oliveira saboreou hoje uma derrota amarga.

Helder Oliveira desce para 2º lugar 
Estórias exóticas num perdidela monumental

 Aos comandos do Toyota Land Cruiser a etapa hoje até poderia ter sido apenas para manter a liderança, não fora um perdidela monumental de mais de duas horas que atrasou significativamente a equipa inscrita pela equipa Padock Competições / Toyota France no Rali da Tunísia. O engano foi tão grande que a equipa foi parar a uma zona de poços de petróleo onde os dois elementos da equipa estiveram quase para ser detidos.

“Vai ser muito complicado chegar de novo à liderança a não ser que aconteça, ao Ivanov, algo de idêntico ao que nos aconteceu. O que mais me custa é que o carro continua impecável e tirando o engano de percurso andámos sempre muito bem. Perdemo-nos numa zona onde estavam várias equipas com dúvidas só que, erro nosso, optámos por seguir por uma pista que seguia no mesmo azimute na expectativa de retomarmos o percurso mais á frente. Só que de percurso nada e fomos parar a uma central de exploração de petróleo onde o meu navegador tentou pedir ajuda para nos orientarmos. A coisa complicou-se e a certa altura já parecia não estarem a encarar muito bem a nossa presença pelo que a única solução foi voltar várias dezenas de quilómetros atrás até o ponto onde tínhamos a certeza de estar no percurso certo. Foram mais de duas horas perdidas e uma grande desilusão” explicou o piloto. 

Helder Oliveira desce para 2º lugar

Amanhã terá lugar a etapa mais longa do rali (635 kms), a derradeira a ter lugar na Líbia. A sexta etapa começa em Idri e termina em Sinawin, junto à fronteira com a Tunísia. Será disputada uma especial cronometrada com 502 quilómetros que utiliza, na sua quase totalidade, pistas rolantes.

Classificação na 5ª etapa
Geral: 1º Terranova/Palmer (BMW X3), 3h51m19s; 2º Holowczyc/Fotin (Nissan), a 5m45s; 3º Monterde/Lurquin (Schlesser), a 10m29s; 4º Vigouroux/Winocq (Chevrolet), a 18m29s; 5º Errandonea/Garcin (SMG), a 19m08s.
T2: 1º Ivanov/Kuzmich (Nissan Patrol GR), 5h38m12s; 3º Helder Oliveira/Alain Brousse (Toyota Land Cruiser), a 2h32m53s.

Classificação após a 5ª etapa
Geral: 1º Terranova/Palmer (BMW X3), 15h17m49s; 2º Vigouroux/Winocq (Chevrolet), a 27m04s; 3º Housieaux/Polato (Schelesser), a 42m53s; 4º Lavieille/Borsotto (Proto Dessoude), a 45m07s; 5º Holowczyc/Fotin (Nissan), a 45m33s.
T2: 1º Ivanov/Kuzmich (Nissan Patrol GR), 20h20m06s; 2º Helder Oliveira/Alain Brousse (Toyota Land Cruiser), 2h23m10s. 

Pedro Barreiros 
E-mail: pedro.barreiros@a2.com.pt  


Informação e divulgação gratuita de
eventos e actividades dentro do espírito  TTVerdePT. 
Declinamos qualquer responsabilidade referente a elementos publicados e
que nos sejam disponibilizados por terceiros.