25 a 27 de Abril – Lousã Camp 4X4

O TRIUNFO DO ESPÍRITO DE EQUIPA Mantendo a tradição, um grupo de saudosistas do Camel Trophy voltou a encontrar-se na Serra da Lousã para saborear um menu recheado de dificuldades.

O TRIUNFO DO ESPÍRITO DE EQUIPA

Reforço da componente aventura foi bem recebido pela caravana
Ao cabo de três dias de acção saiu vencedor o espírito de equipa!

Durante a década de 90, os trilhos mais lamacentos da Serra da Lousã serviram de cenário para inúmeras etapas de selecção do mítico Camel Trophy – para muitos a mais grandiosa expedição de todo-o-terreno de sempre. Alguns dos “operacionais” lusos ligados a esta organização mundial fundaram o seu próprio clube – TTribo 4×4 de seu nome – e juraram manter vivo o espírito daquela lendária aventura. Assim nasceu o Lousã Camp 4×4, um desafio que desde a primeira hora procurou o seu próprio espaço afirmando os valores do mais puro companheirismo. Este ano, a acção coincidiu com o fim-de-semana prolongado do 25 de Abril, juntando quatro dezenas de equipas de três países. 

O TRIUNFO DO ESPÍRITO DE EQUIPA

Jipes agressivos e cada vez mais bem preparados fizeram as delícias do público que, com a ajuda do sol, apareceu para apoiar estes autênticos bravos do pelotão. A navegação foi a primeira missão do programa, com cerca de 70 pontos de GPS (Global Positioning System) para descobrir nas montanhas à volta de Góis. Um dia marcado pelas travessias de rio e paisagens exóticas, onde a dureza foi uma constante. Depois de oito horas a trepar montes e vales, os “guerreiros” não tiveram direito a descanso e regressaram às pistas para uma etapa nocturna que subiu bem alto nas encostas da serra. 

O TRIUNFO DO ESPÍRITO DE EQUIPA

Cumprido o aquecimento, chegou o dia “D” do Lousã Camp 4×4. Cinco special tasks que serviram de teste à capacidade de entreajuda da caravana. Os nomes dados pela organização a cada um destes desafios dizem tudo: Aventura na Selva, Espectáculo no Aeródromo, Aventura no Rio, Missão Impossível e Aventura no Desfiladeiro. A água voltou a aparecer em doses assustadoras, mas veio acompanhada por uma lama que chegou mesmo a engolir alguns jipes… 

O TRIUNFO DO ESPÍRITO DE EQUIPA

Para terminar em beleza, uma demonstração (domingo) curta e intensa numa pista montada bem no coração da Lousã. A despedida deu-se com muitos cruzamentos de eixo e trabalho com o guincho, à boa maneira do Camel!

Classsificação  Geral Final (PDF 30KB) Classsificação 
Geral Final (PDF 30KB)

António Kankura Salazar, o organizador, estava visivelmente satisfeito no final; “Foi um TT clássico marcado por bons momentos de trabalho em equipa e muita aventura”. Igualmente com motivos para sorrir, os vencedores do Lousã Camp 4×4 – a dupla António Santos/Manuel Monteiro em Patrol GR – fizeram a festa no final: “Quando se trabalha em equipa como aqui aconteceu há um sentimento de grupo que faz desta aventura uma experiência única!”. 

Aventura de regresso à  montanha de todas as dificuldades

A edição 2008 do Lousã Camp 4×4 contou com os apoios da Região de Turismo do Centro, Câmara Municipal da Lousã, Câmara Municipal de Góise Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares. 

Joana Coelho
freelance@freelance.pt 


Informação e divulgação gratuita de
eventos e actividades dentro do espírito  TTVerdePT. 
Declinamos qualquer responsabilidade referente a elementos publicados e
que nos sejam disponibilizados por terceiros.